Biografia de Descartes Escrita em 1691 Sai na França
Publicada 41 anos após sua morte, ela o descreve como um filósofo errante.
A França acaba de reeditar uma das mais antigas biografias de René Descartes: La Vie de Monsieur Descartes (A Vida do Sr. Descartes, Ed. Des Malassis, 1.162 págs., 45 euros, R$ 112). Publicado em 1691, 41 anos após a morte do pensador, o livro,escrito pelo acadêmico Adrien Baillet, retrata o autor de “Discurso do Método” como um filósofo errante, que passou sua vida inteira fugindo de Paris e morando em inúmeras cidades dos Países Baixos, como Amsterdã e Haia, e em países como Dinamarca, Inglaterra e Suécia.
Cansado dos ares metropolitanos, Descartes dava preferência aos subúrbios; ele não costumava ficar muito tempo em um mesmo lugar – segundo Baillet, quando sua localização ficava muito conhecida; para evitar este contratempo, costumava postar suas cartas a partir de endereços falsos. Quando começava a ser visitado frequentemente por “pessoas inúteis”, não hesitava em se mudar.
Descartes (1596-1650) descobriu os prazeres de viajar aos 21 anos, na Holanda, quando, incentivado pela vontade de conhecer países estrangeiros, se alistou nas tropas do Príncipe de Orange, em guerra contra a Espanha, como voluntário. No entanto, sem interesse em grandes atos heroicos, o pensador preferiu “não ser ator, mas espectador” do conflito.
Fonte: Revista Cult
- /cultura/index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/791-cientistas-descobrem-sistema-autolimpante-do-cerebro
- /cultura/index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/789-feira-de-mba-reune-20-escolas-no-rio-e-em-sp






